Projeto de Norman Foster prevê edifício circular para 13 mil trabalhadores e prédio de estacionamentos com 36,5 mil m² de placas fotovoltaicas
Mauricio Lima
A Prefeitura da cidade de Cupertino, nos Estados Unidos, divulgou, na última sexta-feira (12), mais informações sobre o projeto do arquiteto Norman Foster para a nova sede da Apple na cidade. O projeto, que ainda depende da aprovação da administração municipal, deve ser construído até 2015 próximo às instalações já existentes da empresa.
Edifício principal terá somente peças curvas de vidro em sua fachada
O Apple Campus 2 será localizado em um terreno de aproximadamente 708 mil m² e deve abrigar o prédio principal, laboratórios de pesquisa, um auditório, uma academia e estacionamentos. O presidente da companhia, Steve Jobs, encomendou a Foster a criação de um espaço sustentável e confortável para os profissionais da Apple. Com quatro pavimentos, o edifício principal em volume circular terá 464 m de diâmetro e cerca de 260 mil m² de área construída para abrigar cerca de 13 mil trabalhadores. A fachada será composta por vidros curvos. "Não haverá uma peça reta de vidro em todo o edifício", disse Jobs. De acordo com o presidente da Apple, a experiência da empresa em fazer grandes lojas permite que sejam usados os maiores vidros para arquitetura do mundo na construção da nova sede. Sobre o prédio principal haverá dois andares de estacionamentos. O projeto ainda prevê a construção de um edifício de estacionamentos de quatro pavimentos, com cobertura formada por 36,5 mil m² de placas fotovoltaicas. Um gerador instalado no próprio campus deve produzir parte da energia local. O terreno, que hoje é ocupado por vários edifícios e poucas árvores, ganhará um grande espaço verde, sendo que 80% de sua área será coberta por vegetação, inclusive no centro do edifício principal, que contará com um jardim interno de 345 m de diâmetro. Serão plantadas 2,3 mil novas árvores no terreno. As informações do projeto podem ser conferidas no siteda prefeitura de Cupertino.
Edifício terá quatro pavimentos
Área verde poderá ser utilizada por funcionários da companhia
Entrada no edifício será feita por grandes halls
Estrutura deverá ser construída até 2015
Iluminação natural é garantida por fachada toda de vidro
2,3 mil novas árvores serão plantadas no terreno
Planta do pavimento térreo do prédio principal
Corte do edifício de estacionamentos, que terá cobertura fotovoltaica
Implantação do projeto
Comparação de área verde existente no terreno e a proposta