De fato, o nosso curso é incansável!! Nosso curso com menos de um ano e meio já produziu muito conteúdo e já visitamos diversos lugares do estado e fora dele.
Aqui vão algumas recordações para possamos continuar otimistas e mais engajados com nossos objetivos.
2014 começamos realizando nossa aula no porto. A visita de alunos e professores do curso de Arquitetura da FVC no porto tende a aumentar o interesse de nossos futuros arquitetos pelo patrimônio histórico da cidade que está incluída nos sítios históricos tombados pelo conselho estadual de cultura - CEC.
Em 2015, não poderia ser diferente e voltamos ao porto para ter nossa aula itinerante e diferente!! Também visitamos o futuro espaço onde será instalado um teatro e a futura instalação do EMAU-FVC no porto, espaço cedido pela secretaria municipal de cultura.
![]() |
Em abril de 2015 também realizamos nosso primeiro passeio ciclístico em São Mateus, evento denominado bicicletada. Este passeio contou com total apoio dos alunos e patrocinadores, que colaboraram com brindes e sorteio de uma bike zero pedalada no final do evento. Amigos e familiares, dos nossos alunos também compareceram ao evento que foi um sucesso!!
No primeiro semestre também fizemos nossa primeira turnê nacional, rumo a Ouro Preto. 25 alunos do primeiro e segundo períodos participaram desta emocionante viagem, dos quais tenho certeza, um dia voltarão a esta cidade encantadora, porém com outro olhar, a do arquiteto urbanista.
Também não poderíamos de deixar de visitar nossa linda capital Vitória-ES. Visitamos a cidade de Vitória-ES em dois momentos, uma conhecendo seu centro histórico da qual possui arquitetura riquíssima e que vem passando por transformações e valorização por parte do poder público e da sociedade, dando vida ao centro de Vitória.
Ainda nesse semestre, participamos da festa Junina do Porto. Nossos alunos participara montando barraquinhas de doces e quitutes deliciosos e que não sobrou nada para contar histórias!!!
No segundo momento em Vitória-ES estivemos presentes no evento Morar Mais por Menos, evento que junta arquitetura, sustentabilidade, reaproveitamento e materiais possíveis dentro de uma edificação. Evento realizado todo ano no ES e conta com a participação de arquitetos de todo o estado. Nossos alunos ficaram vidrados nos conceitos, tendências, possibilidades dentro de um projeto. A importância de alunos de arquitetura nesses eventos vislumbra a criatividade de cada um bem como os alunos passam a ter memória visual de edificações visitadas.
E para terminar este post de hoje, no segundo semestre deste ano fomos agraciados pela passagem do grupo de Teatro Galpão. No primeiro dia assistimos o Teatro Os gigantes da Montanha e no outro dia assistimos um sarau. O comparecimento em eventos culturais permite que os alunos e os próprios professores vislumbrem a criatividade, da qual vem se tornando um papel fundamental no dia a dia da arquitetura. ir ao teatro, ir ao cinema, pintura, museus, todos esses elementos permitem ao arquiteto vislumbrar novos horizontes.