Júri escolheu 28 projetos e outros três trabalhos foram eleitos por voto popularMauricio Lima | |||||||||||||||||||||||||||||||
O departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) divulgou os vencedores do concurso internacional de ideias para estudantes da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 2011 (9ª BIA). Neste ano, o objetivo do concurso era criar projetos para áreas centrais de cidades onde os estudantes residem. As propostas deveriam conter, em uma área de até 10 mil m², habitação permanente e temporária, serviços de âmbito local e regional, comércio de âmbito local e regional e equipamentos públicos de saúde e educação. O júri, formado por Ado Franchini (Itália), Amilia Malavolti (Itália), François Chas (França), Ligia Pinheiro (Brasil), Mila Giannini (Brasil), Patrizia Pedrelli (Itália), Paul Maitre-Devallon (França) e Yutaka Shiki (Portugal), escolheu 28 projetos, considerando os premiados e os destaques. Outros três projetos foram escolhidos por voto popular. Confira abaixo os vencedores: Primeiro colocado Tendo o centro de Brasília como área de intervenção, a equipe procurou resgatar uma das ideias iniciais de Lucio Costa não executadas, ao propor um edifício que, como uma ponte, liga dois importantes centros comerciais. Este edifício abrigará escolas de arte, espaços culturais, feiras populares, entre outras funções. Esta diversidade contribui para a apropriação do espaço, evitando sua degradação física e social. Professor Orientador: Raimundo Nonato Veloso Filho Instituição de Ensino: Universidade de Brasília Segundos colocados De acordo com os participantes de São José dos Campos, o projeto é "um grande intercâmbio inclusivo. É a costura de diferentes ideias e linguagens ao imanente da cidade e da sua realidade por vezes invisível. Uma espécie de arqueologia dos desejos de uma cidade, cheia de esperanças que às vezes perturbam, mas que definem o caminho de seu crescimento e o renascer da sua essência urbana". Professor Orientador: Flávio Brant Mourão Instituição de Ensino: Unip - Universidade Paulista - Campus SJC A área de intervenção está situada próxima ao Mercado Municipal, no centro histórico de São Paulo. O projeto proposto ficaria no local do antigo edifício São Vito, que foi demolido. Um espaço aberto deve funcionar como um elo entre o terreno e o mercado, além do rio Tamanduateí. Professor Orientador: Bernhard Wolf Instituição de Ensino: Universidade Innsbruck O projeto propõe a democratização do espaço por meio da eliminação de barreiras físicas existentes, a fim de restabelecer a continuidade da malha urbana e garantir a circulação livre, abrangendo o conceito de permeabilidade e liberação do solo da cidade. Propõe-se uma grelha sobre a linha férrea existente, constituindo um núcleo de circulação e permanência, instalando equipamentos públicos nos níveis térreo e inferior, não restringindo infraestrutura a um público específico. Professora Orientadora: Valéria Amorosino do Amaral Instituição de Ensino: Fundação Armando Álvares Penteado A proposta da diversidade de usos e de pessoas volta a tomar um espaço privilegiado, integrando a população à paisagem. Entre as edificações consideradas como condicionantes, estão o edifício da Prefeitura e o antigo Fórum, edifício representativo da arquitetura Moderna na cidade de Blumenau, onde propõe-se resgatar sua volumetria original, abrigando o mercado público municipal. Professor Orientador: Hugo Alfredo Nieto Instituição de Ensino: Universidade Regional de Blumenau - Furb Agora Desterro, de Paula Franchi Macedo, Miguel Angelo Dolny, Romullo Baratto Fontenelle, Vinicius Sordi Libardoni e Yve do Prado Albuquerque A proposta de reintegração da área do antigo terminal Cidade Florianópolis à malha urbana se dá através das ruas que adentram o espaço construído. Um lugar estruturado pelo vazio. Vazio não como local sem uso, sem ocupação, mas um espaço livre que propõe atividades e que possibilita acultura. Uma ágora, espaço público por excelência, o lugar da cidadania por definição. O espaço público como estruturador conecta os programas propostos através do vazio, como uma rua conecta os lugares da cidade. Professor Orientador: Eduardo Westphal Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Catarina Terceiros Colocados A proposta busca a interação de um terreno com uma área verde e pública semi-utilizada na região central de Goiânia. O desafio é garantir inclusão social e direito à cidade num complexo arquitetônico de habitações coletivas, serviços, comércios e equipamentos públicos. Assim, o conjunto edificado estabelece grandes vínculos de convivência com a cidade através de generosas entradas, permeabilidade e espaços públicos favoráveis, ampliando ainda mais as fronteiras do habitar a cidade. Professor Orientador: Bráulio Romeiro Instituição de Ensino: Universidade Federal de Goiás Repensar áreas centrais da cidade não é um tema restrito a Porto Alegre. "Existe algo de universal em nossa proposta que está presente em diversas metrópoles latinoamericanas. Vitalizar um edifício estéril que está sobre solo fértil é falar, em sua essência, em arquitetura cidadã e com isso planejar mais que a concretude de um prédio, é idealizar um futuro melhor". Professora Orientadora: Marta Silveira Peixoto Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul A proposta levanta a discussão a respeito da evolução urbana e o projeto de arquitetura, expondo e tensionando diferentes programas na cidade. É criada então uma rua que abriga os programas de comércio e habitação na cidade de São Carlos, sendo atravessada por três volumes, onde situam-se o equipamento de saúde e educação, o teatro e o serviço regional. Esses diferentes usos permeiam e contaminam-se, promovendo um edifício que incorpora, em seu interior, dinâmicas urbanas latentes. Professor Orientador: David Moreno Sperling Instituição de Ensino: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Informações do projeto não divulgadas pelo IAB-SP Professora Orientadora: Adriana Figueiredo Instituição de Ensino: Estácio de Sá ontrastes, de Caio Fábio dos Reis Teles Moreira, Caik Arraes Neves do Carmo, Diogo Luiz Chagas Santos e Artur José Manhães Craveiro O Flamengo foi escolhido para um projeto de habitação permanente e provisória para idosos e estudantes. Abarca serviço, comércio, educação e saúde, além de ter um núcleo histórico e agrupar atividades urbanas no Rio de Janeiro. O conceito integra o edifício à praça e a rua, gerando espaços de convivência nas áreas livres. O volume contínuo faz analogia à vida, delineando a fluidez da cachoeira num rio, contrapondo a verticalidade energia do jovem com a horizontalidade placidez do idoso. Professores Orientadores: Liliana Fay e Mário Saleiro Filho Instituição de Ensino: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Sistema de requalificação para terrenos subutilizados na área central da cidade do Rio de Janeiro, composto por componentes iguais, porém de distintos usos. Denso, compacto e flexível, permite configurações adaptáveis às necessidades da cidade-usuário de forma eternamente intercambiável, propondo um desenho verdadeiramente democrático. Garantindo sempre uma porcentagem de unidades vazias em todos os níveis, áreas de convivência são criadas por toda a extensão linear do projeto. Professor Orientador: Eduardo Horta Instituição de Ensino: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro O projeto está inserido no território do centro de São Paulo. A região escolhida foi a do Elevado Costa e Silva. Segundo a equipe, "o projeto apresenta-se como uma proposta de cidadania, de alguém que espera que num futuro próximo a atual região obsoleta possa se tornar num espaço digno dentro da região histórica da cidade. O museu é apenas uma parte de um todo, e não poderia ser a única proposta, fomos mais longe. O que precisamos é ter a chance de mudar e tornar o centro de São Paulo melhor. Professor Orientador: José Luiz Tabith Instituição de Ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie A proposta para São Paulo pretende ser um discurso que possibilite cidadania, o reconhecimento no outro por meio do espaço coletivo. O partido do projeto encontra no desenho das quadras a reprodução desta dinâmica espontânea, transformando os limites dos lotes em volumetrias e fachadas. A multiplicidade e disposição destes ambientes favorecem e influenciam atos cidadãos: para habitar e transitar pelo espaço projetado, necessita-se ver e conviver com o homem e sua diversidade. Professor Orientador: Celso Lomonte Minozzi Instituição de Ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie A partir de uma análise abrangente do centro da cidade de São Paulo, o projeto foi implantado numa quadra com grande potencial de interligação ao transporte público e conexão com programas existentes. Criando um complexo que dialoga com o entorno, a equipe procurou, com as novas espacialidades criadas pelos programas propostos - escola, habitação, hotel, escritórios, serviços, posto de saúde, restaurantes, auditório e quadra poliesportiva -, gerar espaços de encontro incentivando o exercício da cidadania. Professora Orientadora: Fernanda Barbara Instituição de Ensino: Associação de Arquitetura e Urbanismo da Cidade de São Paulo Com base na discussão da participação cidadã, surge uma arquitetura para todos, elucidada por um "invólucro urbano". A complexidade das relações sociais é a diretriz para o gesto do corte horizontal e o nascimento de estruturas arquitetônicas inusitadas, que revelam a história oculta na linha tênue entre o público e o privado deste projeto para Florianópolis. Professor Orientador: Américo Ishida Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC A população de rua provavelmente é o estrato mais excluído da sociedade. A proposta é criar um sistema descentralizado de abrigos para o Rio de Janeiro, que alcance os variados perfis do povo da rua, apresentando propostas complementares cujas diretrizes possam ser seguidas em diversas situações. O principal conceito que norteia o projeto é a construção participativa como instrumento de aproximação com a sociedade formal e reforço do pertencimento ao lugar. Professora Orientadora: Vera Targari Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro O tema compreende o projeto arquitetônico-paisagístico do "Centro de Apoio ao Estudante Intercambista Africano", que visa a integração deste com a comunidade acadêmica e a população. A proposta conjuga a temática "Arquitetura para todos: construindo cidadania" e as demandas apontadas, entendendo a interação como a inserção desse grupo na dinâmica sócio-cultural de Palmas, reduzindo a segregação e o preconceito recorrentes, criando um lugar para o encontro, o que reforça a mistura desejada. Professora Orientadora: Ana Beatriz Araujo Velasques Instituição de Ensino: Universidade Federal do Tocantins O projeto do Centro Dia Para Idosos Arlindo Daibert propõe estudar a implantação de uma instituição pública destinada a idosos, em um ponto urbano central, considerando a demanda imediata e não atendida de serviços de saúde especializados para a terceira idade. Busca-se integrar os usuários do Centro de Juiz de Fora com a cidade e a população, permitindo que tal equipamento público de saúde, unido às áreas comerciais e públicas contempladas no projeto, possam abranger a cidade como um todo. Professor Orientador: José Gustavo Francis Abdalla Instituição de Ensino: Universidade Federal de Juiz de Fora A construção faz uma representação mais literal da cultura local e suas diversidades inerentes. O edifício funciona como um veículo para expressar a beleza natural de Londres para toda a comunidade desfrutar. Professor Orientador: Marcos Cruz e Hannes Mayer Instituição de Ensino: Unit 20 / Bartlett School of Architecture, UCL Com base nas cinco funções que a cidade funcional deve alcançar, ditadas por Lúcio Costa: moradia, trabalho, lazer, circulação e centro público, o Complexo Cultural Darcy Ribeiro, em Montes Claros, tem por objetivo oferecer esse conjunto de funções à sociedade. O objetivo é promover o resgate à cultura local, inclusão social, implantação de áreas verdes, facilidade de acesso a serviços e comércio local e regional. Tudo isso aliado à sustentabilidade, utilizando artifícios que contribuem de forma a garantir conforto ambiental. Professor Orientador: Antônio Augusto Pereira Moura Instituição de Ensino: Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho - Facet Viva Mangueira, de Débora Picorelli Zukeran, Luisa Da Cunha Teixeira e Yasmin Grisolia Cohen O projeto situado na área central do Rio de Janeiro propõe uma integração entre cidade formal e informal, requalificando situações de vazios urbanos e dialogando com o tecido informal pré-existente através de coerentes espaços livres e equipamentos urbanos. O projeto propõe um modelo de intervenção adaptável a situação diversas. Professor Orientador: Carlos Eduardo Feferman Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro Conexões, de Daniel Fernandes Campos, Honorio Pinto Pereira de Magalhães Neto, Marina Marques de Souza e Vitor Cunha Longo Braz O projeto busca a integração de usos diversificados e de pessoas como solução para a cidade, além da interação entre transeuntes e espaço urbano. A proposta insere-se no Centro de Niterói (RJ), em terreno próximo à orla, que configura-se como barreira física e visual entre a cidade e o "Caminho Niemeyer". A renovação da área acontece com a devida integração da malha urbana consolidada com o "Caminho". Professor Orientador: Vinicius Netto Instituição de Ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF) Intervenção Arquitetônica Expansiva, de Milena Maria Toledo Cintra e Mara Liz Hernandes Ferrentini São três as ideias que estabelecem as diretrizes do projeto para São Paulo. Ocupação: potencializar áreas e edificações desocupadas ou subutilizadas utilizando o potencial da infraestrutura existente na região central da cidade; verticalização: um grande edifício que além de contribuir com o adensamento necessário surge como elemento icônico da transformação da região; conectividade: através de conexões suspensas, integrar a arquitetura existente com a nova, garantindo revitalização. Professor Orientador: Francisco Carlos Barros Instituição de Ensino: Fundação Armando Álvares Penteado Unidades Habitacionais Estudantes, de Cássio Riman Dias e Marcus Vinicius de Brito O projeto para Mogi das Cruzes é formado por três volumes. O primeiro será de uso provisório em lofts, com o objetivo de abrigar estudantes das duas universidades próximas; o segundo seria de uso permanente, em apartamentos com maiores dimensões; e uma terceira opção a critério do morador, ou seja, residir em um espaço de uso misto, contendo ambas as unidades, de uso provisório e permanente. Professor Orientador: José Francisco Xavier Magalhães Instituição de Ensino: Universidade Braz Cubas Águas Sepultadas, de Caren Nunes da Silva, Elizabeth Borges Cidade, Franciele de Almeida, Jorge Henrique Souza e Tiago Tamanini Junior Para resgatar sua memória, a água é utilizada no projeto para Florianópolis como diretriz na conformação de espaços que visam propiciar uma vivência de aproximação com o outro, ampliando as percepções de coletividade associadas ao espaço urbano e à memória. Professor Orientador: Renato Tibirica de Saboya Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Catarina Educar Revitalizando e Revitalizar Educando, de Brena da Silva Oliveira, Bruna Andrade Ferreira, Jordânia Natália Aguiar Carneiro, Laura de Macedo Terças e Rodrigo Mendes Campos Visando revivescer e preservar historicamente a cidade de São Luís, escolheu-se uma área deteriorada próxima à FAU-Uema, ocupada irregularmente. Inseriram-se espaços de lazer e convívio, educação, saúde, e lojas de artesanato. Professora Orientadora: Márcia Campos Marques Instituição de Ensino: Universidade Estadual do Maranhão Praça da Bandeira: costurando o Vale, de André Romitelli, Dimitri Iurassek, Joice Jubilato, Paulo Victor Almeida e Victor Calixto O projeto para São Paulo aparece como cenário para as interações e, portanto, seu traçado fluido é como um vulto atravessando uma cortina transparente: o cenário em constante mudança, sua aparência determinada por um fluxo, descortinado pela presença ou ausência dos que nela vivem, e que nela agregam significados. Professor Orientador: Luiz Benedito de Castro Telles Instituição de Ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie Projetos selecionados por voto popular Intervenção Arquitetônica Expansiva, de Milena Maria Toledo Cintra e Mara Liz Hernandes Ferrentini São três as ideias que estabelecem as diretrizes do projeto para São Paulo. Ocupação: potencializar áreas e edificações desocupadas ou subutilizadas utilizando o potencial da infraestrutura existente na região central da cidade; verticalização: um grande edifício que além de contribuir com o adensamento necessário surge como elemento icônico da transformação da região; conectividade: através de conexões suspensas, integrar a arquitetura existente com a nova, garantindo revitalização. Professor Orientador: Francisco Carlos Barros Instituição de Ensino: Fundação Armando Álvares Penteado Memória cicatrizada do Césio 137, de Bruno Rodrigues Cappellesso, Gustavo Ponce Cadete Peixoto, Isabella Nogueira Pires, Karoenne Fernandes Ferreira e Raquel Ribeiro Matos A intervenção localizada entre as ruas 57, 59 e Alfredo Nasser, no Setor Central da cidade de Goiânia, abrange o local onde ocorreu a tragédia do Césio 137, maior acidente radioativo urbano no mundo. Ao resgatar o valor histórico e simbólico, a proposta reloca a Fundação Leide das Neves, propondo equipamentos de saúde, educação e memorial, renovando e requalificando a região, cicatrizando a memória coletiva, onde o tecido urbano, as pré-existências e a cultura formem uma paisagem de cidadania. Professora Orientadora: Anamaria Diniz Batista Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Goiás Projeto Luz, de Bruno Ribeiro Costa, Larissa Costa Lobo e Thiago Nadal Pugliese Localizado no centro de São Paulo, no bairro da Nova Luz, o "Projeto Luz" oferece interatividade e miscigenação em sua implantação, permitindo a passagem de pedestres através de estratégicos eixos de circulação, facilitando a interação tanto com o entorno quanto com o programa proposto. Sua forma permite a criação de um novo espaço público para o bairro, proporcionando um equipamento urbano. Contemplando diferentes usos, o programa foi organizado devidamente para suprir e manter a característica principal de cada um. Professor Orientador: Márcio Novaes Coelho Jr. Instituição de Ensino: Centro Universitário Senac |