Arquiteto holandês Herman Hertzberger ganha medalha de ouro do Riba

Hertzberger foi um dos principais integrantes do movimento estruturalista holandês


Mauricio Lima



Divulgação: Riba
O Royal Institute of British Architects (Riba) premiou o arquiteto holandês Herman Hertzberger com a Medalha de Ouro Riba 2012. Hertzberger foi um dos principais integrantes do movimento estruturalista holandês e é famoso pelo seu projeto do complexo Beheer Centraal, em Apeldoorn. Herman Hertzberger também foi um membro do Team X (grupo formado por jovens arquitetos, também conhecido como Team 10, que foi a base para a criação do estruturalismo) e é o autor do livro "Lições para Estudantes de Arquitetura".
"Para Hertzberger, a estrutura de um edifício não é o fim dele, mas sim literalmente a armação para a vida que acontecerá ali dentro, uma vida que é determinada pelos seus usuários", diz o Riba.
O arquiteto foi influenciado pela semiótica, linguística e racionalismo estrutural, identificando características na construção de edifícios que não estão puramente relacionadas à sua função. Estruturalmente, os edifícios de Hertzberger são caracterizados por uma articulação clara das estrutura de apoio, criando uma série de células.
A presidente do instituto, Angela Brady, disse que Hertzberger "transformou a maneira como pensamos sobre arquitetura, tanto para nós, arquitetos, quanto para as pessoas em geral, que usam os edifícios. Ao longo de sua carreira, sua humanidade tem brilhado por meio de suas escolas, casas, teatros e escritórios. O Riba tem o prazer de reconhecer a importância de suas conquistas e os efeitos que seus projetos têm sobre as pessoas e os espaços".
Divulgação: Riba
Beheer Centraal, em Apeldoorn Fonte: piniweb.com.br
This entry was posted in .