Schmidt Hammer Lassen projeta edifício de escritórios para Varsóvia, na Polônia

Prédio é formado por três volumes retangulares com alturas diferentes


Mauricio Lima

O escritório dinamarquês Schmidt Hammer Lassen venceu o concurso para o projeto de uma torre de escritórios no distrito financeiro da cidade de Varsóvia, capital da Polônia. Com 188 m de altura, o prédio de 60 mil m² substituirá o edifício "Ilmet" e será "um moderno ponto de referência no horizonte da cidade, devido à sua forma única e elegante", segundo o escritório.

Divulgação: schmidt hammer lassen
Edifícios terão alturas diferentes

O edifício consiste em três volumes retangulares de alturas diferentes, sendo o maior o do lado leste. Os três retângulos seguem a mesma linguagem, com uma fachada levemente inclinada, criando um conjunto harmônico. Além disso, as pequenas entradas inseridas na fachada dão um ritmo para o desenho do edifício. O topo dos volumes foi projetado de forma inclinada para que os prédios ao redor continuem sendo iluminados pela luz do sol.


"O design do edifício oferece uma coerência espacial entre os níveis do telhado e o da rua. O lobby no térreo, com um teto com um formato escultural, corresponde às formas das coberturas, fazendo com que o edifício seja entendido como um objeto artístico", disse Kim Holst Jensen, parceiro no escritório. O lobby será público, funcionando como conexão entre a praça e o parque na frente do edifício e as habitações ao fundo.


Com o início da construção previsto para 2012, o edifício foi pensado de forma a economizar energia, podendo alcançar a certificação Leed Ouro. A iluminação natural é garantida pela fachada toda envidraçada e a cobertura será revestida com painéis fotovoltaicos. "A sustentabilidade se baseia na combinação entre a gestão inteligente de um edifício e a minimização de instalações técnicas, através da utilização de elementos passivos", diz o escritório.

Divulgação: schmidt hammer lassen
Fachada envidraçada garante iluminação do interior
Divulgação: schmidt hammer lassen
Lobby no térreo terá teto com forma escultural
Divulgação: schmidt hammer lassen
Térreo contará com lojas e será aberto ao público
Divulgação: schmidt hammer lassen
Lobby funcionará como conexão entre a praça e o parque na frente do edifício e as habitações ao fundo
Divulgação: schmidt hammer lassen
Pequenas entradas inseridas na fachada dão um ritmo para o desenho do edifício
This entry was posted in .