O objetivo do projeto, segundo a empresa de arquitetura responsável por ele, é ampliar a capacidade do terminal de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano
Por Folha Vitória
As obras do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, deverão ser finalizadas em setembro deste ano. Isso porque 65% das obras de expansão foram concluídas, segundo informações do Governo do Espírito Santo. O objetivo do projeto, segundo a Bacco Arquitetos, é ampliar a capacidade do terminal capixaba de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.
De acordo com a empresa, foram projetados novos Terminal de Passageiros (TPS), Edifício do Corpo de Bombeiros (ECB), Torre de Controle (TWR) e Central de Utilidades (CUT), que reúne os sistemas de apoio para operação do terminal de passageiros e das pistas e pátios do aeroporto, além dos estacionamentos, portarias e sistema viário.
A empresa informou que o novo terminal de passageiros será um grande eixo longitudinal com as áreas técnicas e de circulação vertical, com grande fluidez transparência. Segundo a Infraero, o novo terminal terá dois pavimentos e 26,3 mil m² de área total e terá 31 balcões de check-in, previsão de 60 pontos comerciais, cinco posições de embarque/desembarque em pontes (fingers) e três posições remotas (sem o auxílio das pontes); um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 58,1 mil m²; uma nova pista de pousos e decolagens, com 2.058 metros de comprimento e 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves do tipo 767-300, e dez novas pistas de taxiamento, interligando a nova pista ao pátio de aeronaves.
Outro ponto destacado foi quanto ao sistema estrutural adotado. Ainda segundo a empresa de arquitetura, o objetivo era promover a flexibilidade do programa, permitindo ajustes futuros sem interferir na dinâmica do aeroporto. Para isso, foi proposto um sistema de estrutura mista de aço e concreto armado. Além disso, o desenho da cobertura recebeu um tratamento especial de forma a evitar reflexos pontuais nas aeronaves e a ser um elemento de surpresa para quem vê do avião.
Funcionamento
No mês passado, durante uma visita do governador do Estado, Paulo Hartung, junto com sua comitiva, às obras do aeroporto foi anunciado que até o início de 2018 esse novo espaço deve começar a funcionar. Mesmo com um espaço maior e mais novo, o antigo terminal continuará funcionando. Ele será utilizado para voos de pequeno porte. Já os voos de grande porte ficarão no novo terminal.
Acompanhe como foi a trajetória das obras no aeroporto: