50 comandos de AutoCAD que todo arquiteto deveria conhecer

  • 10:00 - 2 Maio, 2016 | 
  • por Equipo Editorial | 
  • Traduzido por Romullo Baratto


  • Após passar tanto tempo em frente ao AutoCAD trabalhando em seus projetos, certamente já tem seu próprio conjunto de comandos favoritos para sistematizar alguns passos. 
    Também é certo que não conhece ou não se recorda de todos. 
    Assim, apresentamos uma lista com 50 comandos que podem ajudar a acelerar o trabalho e descobrir novos atalhos. A lista a seguir foi desenvolvida e testada por nossa equipe nas versões 2013, 2014 e 2015 do AutoCAD em inglês. Também preparamos uma série de GIFs para exemplificar alguns casos.
    Após conferir a lista, comente quais são seus comandos favoritos (incluindo aqueles que não fazem parte da lista). A opinião de nossos leitores ajudará a atualizar este artigo.


    APPLOAD


    Defini quais ações são carregadas ao inicializar o AutoCAD. Muito útil se o computador não suporta muito bem o software.

    AREA

    Calcula a área e perímetro de um objeto definido ou uma superfície definida pela seleção dos vértices.

    BACKGROUND

    Escolhe uma imagem de fundo para  a área de trabalho. Pode ser um cor (Solid), um gradiente (Gradient) ou uma imagem (Image) de seus arquivos.

    BMPOUT

    Gera uma imagem bitmap (formato .bmp) após selecionar uma série de objetos, superfícies ou regiões.

    BOX

    Cria uma caixa 3D, definindo altura, largura e profundidade.

    BURST

    Explora um bloco ou objeto, porém, mantendo intactos seus atributos após explorá-lo. 

    CHSPACE

    Move o objeto do layout pra o modelo e vice-versa. Os objetos mudam de escala automaticamente no novo espaço.

    CLOSEALL

    Fecha todas as janelas abertas do AutoCAD. Se foram realizadas alterações nos arquivos, poderá salvá-las. À diferença de QUIT, este comando não fecha o AutoCAD, apenas retorna ao início.

    COLOR

    Escolhe uma cor de layer para futuros objetos, linhas e superfícies.

    DIMALIGNED

    Cria uma cota alinhada a um eixo/linha.

    DIMANGULAR

    Cria uma cota alinhada a um arco ou círculo.

    DIMBASELINE

    Cria uma cota linear, angular ou de coordenadas a partir de uma linha base de uma cota anterior.

    DIMRADIUS

    Cria uma cora radial para círculos e arcos. Não confundir com DIMANGULAR e DIMBASELINE.

    DIMTEDIT

    Edita a localização do texto das cotas já existentes.

    EDGESURF

    Cria uma malha poligonal tridimensional.

    EXPLODE

    Desagrupa um objeto ou bloco, segregando cada um de seus componentes. Antes de usar, confira qual layer está selecionado.

    ID

    Mostra as coordenadas de um ponto na planilha de trabalho.

    LIGHT

    Administra as luzes e efeitos de iluminação em modelos 3D. É provável que precise mudar de viewport  ou desativar a iluminação padrão.

    LINETYPE

    Cria, organiza e seleciona tipos de linhas.

    MATLIB

    Importa e exporta materiais de uma biblioteca local.

    MLINE

    Cria múltiplas linhas paralelas.

    MLEDIT

    Edita múltiplas linhas paralelas.

    MULTIPLE

    Repete o comando seguinte até cancelar (Esc).

    MVSETUP

    Estabelece a diagramação de um desenho no layout.

    OOPS

    Restaura os últimos elementos apagados. Sua vantagem em relação a U é que pode ser usado após o comando BLOCK ou WBLOCK, porque estes podem apagar os objetos selecionados após criar um bloco. Não é possível usar OOPS após PURGE.

    OVERKILL

    Limpa os desenhos. Rastreia todo o modelo e apaga qualquer elemento duplicado ou sobreposto. Uma incrível ajuda para quem é obcecado por organização nos desenhos.

    PAGESETUP

    Especifica o layout da página, além da plotter, do tamanho da folha e os ajustes para cada novo layout.

    PFACE

    Cria uma malha 3D indicando cada um dos vértices. 

    PREVIEW

    Mostra como será o desenho após ser impresso ou enviado a uma plotter. Antes disso, deve ser configurado o layout da página (PAGESTEUP).

    PURGE

    Remove os objetos não usados no desenho através de uma série de filtros: blocos, layers, espessura de linhas, textos, entre outros.

    QDIM

    Cria rapidamente uma cota após a seleção de uma geometria. 

    QLEADER

    Cria rapidamente um texto associado a uma linha direcionada. 

    QSAVE

    Salvamento automático do arquivo. Muito útil quando o AutoCAD não funciona e você tem o costume de passar horas sem salvar as alterações no arquivo. Se é um arquivo sem nome, equivale a SAVEAS. 

    QSELECT

    Seleciona rapidamente objetos segundo uma lista de filtros disponíveis: cores, tipo de linha, layer, entre outros.

    RECOVER

    Recupera um arquivo danificado.

    RENDER

    Cria um render (pré-visualização) a partir do modelo.

    REVOLVE

    Cria sólidos de revolução (3D) rotacionando objetos 2D em torno de um eixo definido pelo usuário.

    RULESURF

    Cria uma superfície a partir da união de duas curvas definidas previamente pelo usuário.

    SAVEALL

    Salva automaticamente todos os desenhos que estão sendo trabalhados.

    SHOWMAT

    Mostra um conjunto de informações para um determinado objeto, incluindo a espessura de linha, core, dimensões, raios e áreas.

    SKETCH

    Cria uma série de segmentos de desenho à mão livre.

    SPELL

    Checa a ortografia dos textos, segundo o idioma do sistema operacional, não do AutoCAD.

    SUBTRACT

    Cria uma região a partir de um sólido, superfície ou região por substração.

    TABLET

    Calibra e configura uma tablet de desenho digital.

    TIME

    Exibe um quadro de estatísticas do arquivo no qual se está trabalhando: data de criação, última atualização e tempo de edição. 

    U

    Equivalente a Ctrl+Z, desfaz a última operação.

    UNDEFINE

    Permite eliminar um comando de AutoCAD, incluindo este mesmo. Se quer reverter a escolha, use REDEFINE.

    VPORTS

    Administra as janelas do AutoCad para os modelos 2D e 3D.

    XLINE

    Cria uma linha infinita.

    3DSOUT

    Exporta um arquivo compatível com o 3D Studio Max (formato .3ds).
    Com informações de Autodesk Knowledge Network.



  • This entry was posted in .