Edifício estará localizado no Centro Cultural da cidade e contará com uma estrutura multidimensional para os visitantes
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
Os escritórios Hassel e OMA juntaram-se à construtora Brookfield para a elaboração e implementação de um novo museu na Austrália Ocidental, localizado no coração do recinto cultural de Perth, a maior cidade do estado. A edificação foi concebida como uma coleção de histórias físicas e virtuais, garantindo uma estrutura multidimensional para os visitantes envolverem-se com os habitantes e lugares da região.
"A nossa visão para o design era de criar espaços que promovessem engajamento e colaboração, respondendo às necessidades do Museu e da comunidade. Queremos que ele crie um espaço cívico para todos, uma mistura interessante de herança e arquitetura contemporânea que ajuda a revitalizar o Centro Cultural de Perth, e celebrar a cultura da Austrália Ocidental na cena mundial", anunciaram o Diretor e Administrador da Hassel, Mark Loughnan, e o arquiteto-sócio do OMA, David Gianotten.
O centro da obra é um espaço público que representa um ponto principal, tanto em termos de localização quanto de programação. É um espaço aberto emoldurado por patrimônios remodelados, e interseccionado por novas edificações e plataformas visuais, possibilitando que diversas histórias da Austrália Ocidental sejam contadas.
"O projeto é baseado em uma intersecção de uma curva horizontal e de uma vertical, criando grandes possibilidades de estratégias para os curadores, tanto para exposições temporárias quanto para fixas", completaram os representantes dos escritórios.
Uma grande nova galeria complementará a extensa coleção permanente do museu, que inclui obras renomadas, como o esqueleto de Baleia Azul.
A obra do edifício deve ter início no final de 2016 e o prazo para a sua construção é até 2020.