Escritório paranaense Saboia + Ruiz Arquitetos vence concurso da Codhab para centro de ensino fundamental

Projeto organiza o espaço da escola em dois níveis e utiliza materiais como metal e concreto, além de brises soleil em madeira

Luísa Cortés, do Portal PINIweb


Em segundo lugar, ficou o projeto desenvolvido por ArqBr + Estúdio MRGB, composto pelos arquitetos Eder Alencar, André Velloso, Rodrigo da Cruz, Izabela Brettas, Gabriel Solórzano, Igor Campos, Hermes Romão, Ana Orefice, Rodolfo Marques e Ana Carolina Moreth. A parte estrutural é de Vladmir Villaverde.






A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) divulgou na última sexta-feira (15) o resultado do concurso público de projetos de arquitetura e complementares para o Centro de Ensino Fundamental (CEF) no Residencial Parque do Riacho, em Riacho Fundo, Brasília. Venceu o escritório de arquitetura paranaense Saboia + Ruiz Arquitetos.
A equipe é formada pelos arquitetos Alexandre Ruiz da Rosa, André Bihuna D’Oliveira, Haraldo Hauer Freudenberg e Rodrigo Vinci Philippi, além da colaboração de Lucas de Oliveira Freitas, Luca Fischer e Michela Neri. As estruturas são de autoria de Ricardo Henrique Dias.
O projeto vencedor organiza o espaço da escola em dois níveis: o térreo, direcionado ao acesso, ao atendimento, aos pátios e aos espaços de uso comum; e o primeiro pavimento, destinado às salas de aula em geral.
A implantação de pequenos pátios e de escadas secundárias garante, segundo o escritório, a multiplicidade de percursos na escola e a flexibilidade de acesso e de convivência dos alunos. A divisão dos pequenos pátios e do grande pátio tem, ainda, função pedagógica: os menores remetem a atividades de classe, à interação das turmas, enquanto o grande é mais voltado às vivências, contempla o ginásio e um pé direito maior.
Os sistemas construtivos da nova escola utilizam materiais como metal e concreto. A proteção solar é composta por brise soleil horizontal em madeira.
A cobertura do ginásio é realizada a construção em estrutura metálica, assim como as áreas de circulação e passarela. Quanto ao piso, foi escolhida a areia compactada nas áreas descobertas e a pavimentação nas áreas cobertas. A estrutura idealizada do projeto é pré-fabricada.
Segundo a ata da comissão julgadora do concurso, o projeto do escritório Saboia + Ruiz Arquitetos se destaca pela “boa implantação e distribuição funcional, pela facilidade de acesso aos equipamentos comunitários e pela correta implantação e orientação das salas de aula”.
Demais premiados
Já o projeto a ocupar o terceiro lugar é de autoria de Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa e Martin Kaufer Goic, e tem a colaboração de Leonardo Venâncio, Marcelo Miotto e Mariana Steiner Gusmão.
This entry was posted in .