Mauricio Lima
Fonte: www.piniweb.com.brO escritório alemão von Gerkan, Marg and Partners (GMP), em parceria com o escritório suíço Jean-Baptiste Ferrari et Associes, venceu o concurso para a construção de um complexo esportivo na cidade de Lausanne, na Suíça. O projeto também inclui um desenho urbano para a região anexa ao estádio, com planejamento para edifícios residenciais e comerciais.
Estádio fica ao lado do parque que beira o Lago Genebra |
O complexo é formado por uma estrutura única circular, que inclui um estádio de futebol, uma piscina, uma escola com áreas esportivas e a sede da administração de esportes da cidade. "O design consegue criar uma ligação urbana entre a estrutura diversa dos quarteirões vizinhos, o novo quarteirão proposto e a costa do Lago Genebra", diz o escritório.
O terreno triangular, delimitado por rodovias em todos os lados, valoriza a estrutura circular em sua parte mais alta. Desse modo, o complexo pode ser visto de longe, além de criar uma nova referência na entrada da cidade. "A forma grande e sucinta da estrutura reflete o caráter público e de prestígio do complexo", dizem os arquitetos.
O estádio, com capacidade para 13 mil pessoas, está localizado dentro de uma estrutura elíptica envolvida por um volume circular. A área que não é ocupada pelo estádio é coberta, abrigando a piscina e outras instalações do complexo. Painéis fotovoltaicos serão instalados na cobertura, que também contará com claraboias para a iluminação da piscina.
Ao redor do estádio, o espaço é configurado por muitas áreas abertas. Na face sul, o estádio se abre para o lago, criando até uma ponte para a conexão com o parque localizado à beira do lago. Já o pátio à frente do complexo aquático serve para afzer a conexão entre a área residencial e as de lazer e esportes.
Estádio terá capacidade para 13 mil pessoas |
Entorno do estádio tem muitas áreas abertas |
Projeto também propõe planejamento urbano do entorno |
Estádio terá dois andares de subsolo ao redor para estacionamentos |