Hansley Rampineli,
Fabiano Dias.
No dia 20 de Maio de 2011, foi inaugurada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral no Bairro Santa Cruz, zona oeste do Rio, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Erich Walter. No mundo são apenas 120 escolas, sendo 118 nos Estados Unidos, uma na Noruega e outra a Bali. A escola servirá como modelo para mais 40 escolas.
Vista de uma das fachadas da escola.
Fonte: WWW.eco4planet.uol.com.br
O certificado é emitido pelo Green Building Council (GBC), e deve demorar pelo menos 5 meses. Mas para isso o projeto deve atender as solicitações para receber este certificado como: área para lixo de reciclagem, sistema de aproveitamento da água da chuva, painéis solares, bicicletários e vagas para veículos menos poluentes, telhado verde e entre outras necessidades que, segundo o escritório responsável pelo projeto, Arktos – Arquitetura Sustentável, a escola dispõe. E possui ainda o certificado LEED SCHOOLS. Para possuir este certificado a escola precisa apresentar um relatório ambiental da qualidade do solo, que “comprove” não haver perigo à saúde das crianças e tratamento acústico tanto das salas, como de corredores e ambientes próximos.
Perspectiva Eletrônica da Escola.
Fonte: www.eco4planet.uol.com.br
A escola possui captação da água da chuva que é usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola, com economia de até 50% de água potável. O formato cata-vento da construção e o telhado verde reduzem o calor, que ultrapassam os 40°C no verão. Toda a iluminação é através de lâmpadas de LED, trazendo uma economia de até 80%. Os alunos também podem substituir os cadernos por pen-drives, pois a instituição oferece computadores com acesso à internet.
Louça Totalmente Digital
Fonte: WWW.noticias.terra.com.br
Desde fevereiro cerca de 200 alunos estudam na escola, mas ela só foi, oficialmente, inaugurada no último dia 20 por causa da conclusão da piscina e quadra poliesportiva.
Bicicletário
Fonte: WWW.ciclovivo.com.br
A construção só foi possível por que se trata de um convenio entre o governo do Estado do Rio e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento (R$ 11 milhões) foi arcado integralmente pela siderúrgica que é a maior da América Latina
Pátio Interno.
Fonte: noticias.terra.com.br
Para informações: