Inaugurada a Primeira escola Pública Sustentável do Brasil


Hansley Rampineli,
Fabiano Dias.


No dia 20 de Maio de 2011, foi inaugurada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral no Bairro Santa Cruz, zona oeste do Rio, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Erich Walter. No mundo são apenas 120 escolas, sendo 118 nos Estados Unidos, uma na Noruega e outra a Bali. A escola servirá como modelo para mais 40 escolas.


Vista de uma das fachadas da escola.


O certificado é emitido pelo Green Building Council (GBC), e deve demorar pelo menos 5 meses. Mas para isso o projeto deve atender as solicitações para receber este certificado como: área para lixo de reciclagem, sistema de aproveitamento da água da chuva, painéis solares, bicicletários e vagas para veículos menos poluentes, telhado verde e entre outras necessidades que, segundo o escritório responsável pelo projeto, Arktos – Arquitetura Sustentável, a escola dispõe. E possui ainda o certificado LEED SCHOOLS. Para possuir este certificado a escola precisa apresentar um relatório ambiental da qualidade do solo, que “comprove” não haver perigo à saúde das crianças e tratamento acústico tanto das salas, como de corredores e ambientes próximos.



Perspectiva Eletrônica da Escola.
Fonte: www.eco4planet.uol.com.br


A escola possui captação da água da chuva que é usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola, com economia de até 50% de água potável. O formato cata-vento da construção e o telhado verde reduzem o calor, que ultrapassam os 40°C no verão. Toda a iluminação é através de lâmpadas de LED, trazendo uma economia de até 80%. Os alunos também podem substituir os cadernos por pen-drives, pois a instituição oferece computadores com acesso à internet.

Louça Totalmente Digital


Desde fevereiro cerca de 200 alunos estudam na escola, mas ela só foi, oficialmente, inaugurada no último dia 20 por causa da conclusão da piscina e quadra poliesportiva.


Bicicletário
Fonte: WWW.ciclovivo.com.br


A construção só foi possível por que se trata de um convenio entre o governo do Estado do Rio e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento (R$ 11 milhões) foi arcado integralmente pela siderúrgica que é a maior da América Latina


Pátio Interno.
Fonte: noticias.terra.com.br

Para informações:
This entry was posted in .