Cobertura semicircular da construção vence vão de 150m
Mauricio Lima
Fonte: www.piniweb.com.br
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| Vigas metálicas se entrelaçam na cobertura | 
Foi  inaugurada hoje (19) em Londres, na Inglaterra, a expansão da estação  de trem King's Cross, uma das maiores da cidade. O projeto, de autoria  de John McAslan + Partners, consiste em um pátio coberto por uma  estrutura metálica semicircular com um vão de 150 m de largura e 20 m de  altura em seu ponto mais alto. Segundo o escritório, esta é a maior  estrutura do tipo utilizada em uma estação. 
A cobertura parte de 16 colunas de aço em forma de árvore localizadas  em volta do saguão, de onde saem as "ramificações" de vigas de aço que  se encontram no centro do semicírculo, resultando numa espécie de funil.  Esse espaço deverá se tornar uma das principais entradas da estação.
Grande parte do saguão será coberto por telhas metálicas, mas o  centro do semicírculo será coberto com vidro, para favorecer a  iluminação natural. A luminosidade do local também será provida pela  fachada traseira do saguão, toda em vidro. Esse novo saguão de 7,5 mil  m² se conecta à parte oeste da estação, que mantém as características  arquitetônicas originais.
Orçada em 550 milhões de libras, a renovação compreendia também a  reforma de oito plataformas, que somavam 250 m de comprimento. As duas  estruturas curvas que cobrem as plataformas foram refeitas, com  instalação de placas fotovoltaicas e uma nova cobertura de vidro. Foi  instalada também uma nova passarela de vidro na estação, que dá acesso a  um mezanino.
De acordo com informações do escritório de arquitetura, os trens  suburbanos e os principais foram realocados para paradas no mesmo  espaço, criando uma organização mais coerente para a circulação dos  passageiros. "A transformação da estação não se resume somente à  cobertura que é, claramente, o destaque do projeto. O projeto completo é  muito mais complexo: um esforço colaborativo e extraordinário que  trouxe melhoras significativas para o sistema de transporte de Londres",  disse o arquiteto John McAslan.
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| Cobertura vence vão de 150 m | 
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| Área das plataformas também foi renovada | 
 
 
 
