Arquiteto chinês Wang Shu ganha o Pritzker 2012


Para júri do prêmio de arquitetura, trabalho de Shu reflete uma arquitetura atemporal e universal


Mauricio Lima
Fonte: www.piniweb.com.br



Zhu Chenzhou
Wang Shu é o primeiro chinês a vencer o prêmio
O arquiteto chinês Wang Shu foi anunciado hoje (27) o vencedor do Prêmio Pritzker 2012. É a primeira vez que um arquiteto chinês recebe a premiação. "O recente processo de urbanização da China reacende a discussão se a arquitetura deveria estar ancorada à tradição ou olhar somente para o futuro. O trabalho de Wang Shu é capaz de ultrapassar esse debate, produzindo uma arquitetura atemporal, com fortes raízes no contexto, mas ao mesmo tempo universal", disse o presidente do júri do prêmio, Lord Palumbo.

Shu, de 48 anos, é o responsável pelo escritório Amateur Architecture Studio, juntamente com sua esposa, Lu Wenyu. 

Formado pelo Instituto de Tecnologia de Nanjing, Shu realizou seu primeiro projeto em 1986. Depois, o arquiteto trabalhou por aproximadamente 10 anos somente na construção de edifícios, sem ter qualquer relação com o design dos prédios, com o objetivo de obter mais experiência na área.

Em 1997, fundou seu escritório de arquitetura e, em 2000, completou o seu primeiro grande projeto: a biblioteca da Wenzheng College na Universidade de Suzhou, que venceu o Architecture Art Award of China em 2004. Outro grande projeto realizado pelo arquiteto foi o Museu de Arte Contemporânea de Ningbo, concluído em 2005, seguido pelo Museu da História de Ningbo, finalizado em 2008.

Lu Wenyu
Biblioteca da Wenzheng College na Universidade de Suzhou

"A importância de Shu está relacionada com a sua arquitetura progressiva, enraizada na tradição chinesa, mas com uma visão própria. Ele chama o seu escritório de 'amador', mas o trabalho é de um profissional com total poder sobre os instrumentos da arquitetura: forma, escala, material, espaço e luz", disse Karens Stein, membro do júri.

A cerimônia de premiação será realizada em Pequim, no dia 25 de maio.

Lv Hengzhong
Museu de Arte Contemporânea de Ningbo
Lv Hengzhong
Museu da História de Ningbo
Lu Wenyu
Vertical Courtyard Apartments
This entry was posted in .