Com a temática "propriedade coletiva", evento pretende mostrar a importância desses espaços
Mauricio Lima
Fonte: www.piniweb.com.br
![]() |
| Instalação utilizada na última bienal, em 2010 |
O tema da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2012 já está decidido: propriedade coletiva. De acordo com o curador do evento, o arquiteto David Chipperfield, a ideia é que a bienal "celebre a cultura da arquitetura interconectada e coloque questões sobre os territórios físicos e intelectuais que ela atua". "Estou interessado nas coisas que os arquitetos compartilham, desde as condições da prática da arquitetura até as influências, colaborações, histórias e afinidades que limitam o nosso trabalho", disse Chipperfield.
Chipperfield também defende que a ideia de propriedade coletiva remete muito ao espaço entre dois edifícios, o espaço da cidade. "Eu quero projetos na Bienal que levem em consideração de forma séria a importância dos espaços criados por edifícios: as áreas políticas, sociais e públicas de que a arquitetura faz parte", disse o arquiteto.
O curador da Bienal ainda declarou que selecionará primeiramente algumas propostas de exibições ou instalações e que os arquitetos escolhidos poderão buscar outros profissionais com que queiram trabalhar, para complementar os trabalhos a partir das relações pessoais dos próprios expositores. "Dessa forma, esperamos que os trabalhos ultrapassem fronteiras de idade, estilo, geografia e disciplina", disse Chipperfield.
Neste ano, a Bienal acontecerá entre 29 de agosto e 25 de novembro e contará com a participação de 41 países, sendo que Kosovo, Kuwait e Peru irão expor seus trabalhos pela primeira vez. Além disso, essa edição contará com eventos paralelos apresentados por entidades e instituições internacionais.
