Fundação Guggenheim apresentou estudos de viabilidade para um museu na capital finlandesa
Redação da revista AU
Mais um Museu Guggenheim. Desta vez, na capital finlandesa, Helsinque. A Fundação Solomon R. Guggenheim anunciou nesta terça, dia 10 de janeiro, Helsinque como a próxima cidade a receber um Museu Guggenheim - desta vez, centrado na exposição de arquitetura e design.
O anúncio foi realizado no Finlândia Hall, centro de congressos de Helsinque, juntamente com as conclusões do estudo de viabilidade encomendado pela cidade há um ano. O valor da construção e do projeto é estimado em 140 milhões de euros. O relatório recomenda que a prefeitura convoque um concurso de arquitetura.
A proposta da Fundação Guggenheim é que museu seja localizado na orla de Helsinque - assim como o Guggenheim de Bilbao, assinado por Frank Gehry - o que vai ao encontro dos planos da prefeitura da capital finlandesa de revitalização da zona portuária. O local escolhido é um terreno vizinho à sede da companhia florestal Stora Enso, projetada por Alvar Aalto. O projeto ainda deve esperar pela aprovação da Prefeitura de Helsinque.
A Fundação Solomon R. Guggenheim administra o museu-sede em Nova York (em edifício projetado por Frank Lloyd Wright) e as filiais - Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza; Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha; o Deutsche Guggenheim, em Berlim (em cooperação com Deutsche Bank); o Guggenheim Las Vegas e o Guggenheim Hermitage, em Las Vegas. Em 2006, o governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou um acordo com a Fundação para construir um museu de quase 30 mil m2, com projeto de Frank Gehry.
Fonte: piniweb.com.br