Hansley Rampineli,
Fabiano Dias.
O site do ESPN dos Estados Unidos, com redação de Whigth Tompson, criticou a preparação brasileira para os jogos da COPA e Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro em 2014 e 2016, respectivamente. Thompson descreve como o Rio se vendeu para esses eventos, e como é o verdadeiro Rio de Janeiro.
Esquerda: AP Photo / David Oziel, Top: Satiro Sodré / AFP / Getty Images, Inferior: VANDERLEI ALMEIDA / AFP / Getty Images
Praia de Copacabana, oferece imagens ideal para promover o Rio de Janeiro. (site ESPN-EUA)
O site ESPN Norte Americana ganhou páginas no mundo todo, e com repercussão negativa do ESPN no Brasil.
Reprodução da página sobre a reportagem Deadly Games no site ESPN Norte Americana.
A maior parte do texto há apenas fotos mostrando a violência na cidade do Rio: ações policiais nos morros contra o tráfico, favelas que existem ao redor do Maracanã, onde será a abertura das Olimpíadas de 2016, e uma operação de guerra contra o tráfico.
Estádio do Maracanã: Local da cerimônia de abertura das
Olimpíadas 2016 serão realizada
s, é cercado por favelas.
(Site ESPN-EUA)
Pedro Kirilos / LatinContent / Getty Images
Vista aérea do Estádio do Maracanã Rio de Janeiro com a estátua do Cristo Redentor, no centro - um dia depois de o Comité Olímpico Internacional atribuiu o Jogos de Verão 2016 para a cidade, em 3 de outubro de 2009. (site: ESPN-EUA)
Em algumas parágrafos, há descrições das ações policiais que acontecem nos morros cariocas e ainda comparações entre o BOPE e os Seals (força especial norte americana, que foi responsável pela operação que matou Osama Bin Laden).
A ESPN ainda levanta números, como o de assassinatos no Rio, e os compara com os EUA.
AP Photo / Felipe Dana
Em algumas áreas, a patrulha da polícia com
um carro blindado, como fizeram durante o primeiro dia
de um programa de Peacemaker
Unidade de Polícia na favela
do Morro dos Macacos no Rio em
outubro. (site ESPN-EUA)
Esquerda: Thomas Milz, Top Foto: AP Felipe Dana / inferior: AP Photo Felipe Dana /
A polícia invadiu a favela e traficantes envolvidos em tiroteios maciços em uma tentativa de controlar as áreas onde os traficantes já dominaram. (site ESPN-EUA)
As perguntas que ficam após esta matéria são inúmeras. A começar pela seguinte: será que o ESPN Norte Americana não pegou pesado com o texto publicado em seu site? Será que o Sr. Thompson tem razão? O Brasil (Rio de Janeiro) tem condições de sediar eventos de tamanha importância com índices criminalísticos tão altos?
Veja o artigo completo no link abaixo (obs.: texto em inglês)





